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6 formas de se manter ativo acima dos cinqüenta

O exercício, ocioso é dizer a estas alturas, é bom para todos. Fortalece os músculos, promove a mobilidade, acelera o ritmo cardíaco e, globalmente, é bom para o bem-estar, particularmente à medida que envelhecemos. E, de acordo com um estudo publicado no British Journal of Sports Medicine, fazer exercício moderado várias vezes por semana é uma forma excelente de manter… a acuidade mental. Isso é bom para todos.


E nunca é tarde demais. Você tem muitas opções ao seu alcance, se você é um recém-chegado ao exercício organizado.


Em seguida, os conselhos de nosso consultor em matéria de fitness, Lucas da Silva, para os maiores de cinqüenta.

Homem maduro na piscina

Os exercícios mais recomendados em função de sua idade.


1. Step-ups


Este exercício vai trabalhar o sistema cardiovascular, o que acabará a melhorar sua forma física e sua capacidade de recuperação, mesmo das simples tarefas diárias.


2. Exercícios de equilíbrio


“Os exercícios de equilíbrio ajudam os músculos em torno das articulações a se fortalecer, uma vez que ajudam a evitar quedas”, ressalta Lucas.


Além de ajudar a emagrecer tem muitos impensáveis benefícios.

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3. Flexões (squats)


“Fica de pé diante de uma cadeira, com os pés bem separados, e agáchate lentamente, mantendo-se em linha reta costas e apertar os músculos abdominais para que a coluna fique em linha reta”, explica Lucas.


As flexões são perfeitas para melhorar tanto a postura, o equilíbrio, ao mesmo tempo em que fortalecem os músculos do quadril, o que facilitará que você possa ter maior mobilidade. Este exercício irá ajudá-lo a sentar-se e levantar-se com mais facilidade à medida que se lembrem de anos.

Homem maduro em tapete rolante

4. Exercício cardiovascular


A recomendação comum é combinar uma atividade aeróbica regular de exercícios com pesos, duas ou três vezes por semana. Uma possibilidade é a combinação de yoga com bicicleta ou natação, o que irá melhorar tanto a sua flexibilidade como a sua força muscular.


Algumas dicas para melhorar o seu esforço


5. Marcha in situ


Explica de la Serna:


Como o anterior, este é um excelente exercício para o coração e o sistema circulatório. Igualmente, melhora o equilíbrio e a coordenação.


6. Mudanças em sua vida diária


Há muitos outros momentos que se podem aproveitar para fazer um pouco de exercício. Lucas diz:


Correr não está entre eles.