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Como perder calorias sem recorrer a ‘corrida’

Embora ele tentou várias vezes, ao final regressar a casa cansado e desmotivado. A  ‘Corrida’ definitivamente não é o seu. Mas quer tirar alguns quilos acima. Não se preocupe, existe uma grande variedade de opções com as que alcançar esse objetivo. De fato, há quem apontam que, apesar de A  ‘Corrida’ é um dos exercícios aeróbicos com o que se perdem mais calorias -cerca de oito por minuto a uma velocidade de 8 km / hora-, não é o melhor ou o único método para perder gordura.


Kettlebells ou pesos russas


Trata-Se de umas peso um tanto peculiares, pela sua forma arredondada, com uma alça na parte superior, que vão desde os quatro quilos de peso até os 40 ou 50. Há uma grande variedade de exercícios que você pode praticar com elas e que ajudam a melhorar a força e a coordenação. De acordo com um estudo da Universidade de Wisconsin, um grupo de pessoas que participaram em sessões de trabalho com pesos russas chegaram a queimar cerca de 20,2 calorias por minuto e o ritmo de seu coração foi de uma média de 93% do seu máximo durante um treino de 20 minutos. É claro que tudo depende do nível do que o pratica (vale lembrar que você tem que começar com um aconselhamento profissional para evitar lesões) e a intensidade com que são executados os exercícios. Os treinadores aconselham fazer duas sessões por semana, com kettlebells ou meter exercícios com esses pesos na sua rotina de treinamento.


Burpees


Dez repetições deste exercício que se inicia, você baixa para o modo de agachamento, impulsionam as pernas para trás para ficar na prancha com os braços estendidos, para, posteriormente, realizar uma flexão e voltar à posição inicial com um salto, tem o metabolismo o mesmo efeito que um sprint de 30 segundos ao máximo de sua intensidade. Com o adendo de que, na execução do ‘burpee’ se veem envolvidos em uma ampla variedade de músculos e além disso, trabalha a agilidade, a coordenação e a força do corpo. O aconselhável é começar com 5 ou 6 ‘burpees’ dentro de uma rotina de treino e ir aumentándolo a, pelo menos, 15 por cada ronda de ejecicios.


Agachamento


Apesar de tratar-se de um movimento básico, as sentandillas queimam calorias antes e depois do treino e você só tem que dedicar cerca de quatro minutos. Por isso, os treinadores recomendam incluí-las em qualquer rotina de exercícios. Em oito rodadas de 20 repetições separadas por 10 segundos de descanso, você pode chegar a queimar em média 13,4 calorias por minuto e duplicar a taxa metabólica postejercicio durante pelo menos 30 minutos. Além disso, para que o trabalho não seja repetitivo, você pode optar por diferentes tipos de agachamento: clássicas, sumo, búlgar (alternando entre uma perna e outra com a ajuda de um banco), lobet, com salto, etc., As possibilidades são múltiplas e podem acompanhar também com um kettlebell.


Treinamento com cordas. Battling ropes


Essas duas cordas grossas e longas, que descansam no chão do ginásio servem para algo mais que decoração. Agitando e sacudindo este tipo de cordas podem chegar a perder uma média de 10,3 calorias por minuto. Serve para tonificar, ao mesmo tempo, braços, pernas e abdômen, e podem ser combinados com outros movimentos como agachamentos ou pedaladas.


Crossfit


O crossfit é um sistema de treinamento de força e condicionamento, baseado em exercícios funcionais, constantemente variados realizados em alta intensidade. Toma emprestado movimentos de diferentes disciplinas, como a ginástica, a halterolfilia ou a corrida. O crossfit se tornou moda nos últimos anos por seus resultados. É o esporte perfeito para quem busca queimar calorias de forma rápida, o elevado ritmo de trabalho e a intensidade com que se realiza, mas também melhora a capacidade aeróbica e reduz a gordura corporal. Não obstante, e dado a exigência desse tipo de treinamento, deve ser feito sempre sob supervisão e é recomendada apenas para pessoas que já tem uma preparação prévia.

Acima, sessão de treino de crossfit. Para baixo, para a esquerda, trabalhando com ‘battling ropes’. À direita, um homem, para executar um agachamento clássico. / Fotolia

O HIIT (High Intensity Interval Training)


Trata-Se de um treinamento com intervalos de alta intensidade, em que se misturam curtos períodos de tempo de um treino cardiovascular muito intenso, em torno de 80-90% do ritmo cardíaco, com outros períodos igualmente curtos de intensidade moderada ou baixa (50-60%). É um dos métodos mais eficazes para melhorar a resistência e eliminar a gordura, além de melhorar a condição aeróbica e reduzir a gordura abdominal. O ideal é combinar no mesmo dia HITT com sessões de musculação.


Trabalho com pesos


Há quem acha que o trabalho com pesos está limitado a, aqueles que querem olhar músculo na praia. Mas não. O exercício com pesos ajuda a reduzir as calorias e gordura corporal. Quanto mais músculo você tem uma pessoa queimará mais gordura mesmo sem ter que fazer mais nada o resto do dia. Isto se deve a que o seu metabolismo basal é mais alto. Após os pesos da taxa metabólica permanece elevada. Durante este período, o consumo de oxigênio é maior e tendo em conta que o consumo de oxigênio guarda relação direta com o gasto energético, são utilizados mais calorias (principalmente gorduras). E para obter resultados ainda maiores recomenda-se fazer exercícios aeróbicos após os pesos.


Remo hidráulico


Costuma ser um daqueles aparelhos que estão em um canto quase esquecidos no centro fitness, mas que, no entanto, são um verdadeiro queimador de calorias. Em concreto, de acordo com um estudo da Universidade de Harvard, uma pessoa de cerca de 84 quilos de peso pode perder 377 calorias durante 30 minutos de remo a um ritmo elevado. Além disso, se trabalha, ao mesmo tempo, pernas, costas e braços, com o qual o exercício é bastante completo.


Saltar à corda


Neste exercício aeróbico são envolvidas mais grupos musculares que na corrida e , além disso, coloca à prova o equilíbrio e a coordenação de quem o pratica. Não é de admirar que os pugilistas incluam em sua rotina de exercícios. Saltar à corda cerca de 30 minutos consome, aproximadamente, cerca de 400 calorias. A uma intensidade moderada de 100/120 repetições por minuto queimam cerca de 13 calorias. Estes números são bastante reclamação para começar a fazer isso, pegar bem a técnica e até mesmo desenvolver, de forma adicional, as habilidades das mãos e dos pés para completar o exercício.


Spinning e elíptica


Se você prefere a bicicleta e, além disso, você gosta das aulas em grupo, o ‘spinning’, ‘bike’, ou outras denominações que recebem em uma academia pode ser uma boa escolha. Estima-Se que se perdem cerca de 56 calorias em cinco cunhadas 20 ou 25 quilômetros horas com um peso de cerca de 55 quilos. O mesmo acontece com a elíptica. Uma máquina que, além de permitir a incorporação dos braços ao exercício, tem um impacto sobre as articulações menor do que a corrida na esteira, por exemplo.